quinta-feira, 16 de julho de 2015

656. Novo projeto de investigação quer transformar cuidados dentários na Europa

Um novo projeto de investigação, financiado em cerca de 6 milhões de euros pela União Europeia, quer revolucionar as práticas de medicina dentária e saúde oral, transferindo o foco dos tratamentos dentários para as práticas preventivas.
De acordo com dados da UE, os tratamentos dentários têm um custo estimado em cerca de 79 mil milhões de euros anuais na União Europeia.
O projeto durará quatro anos e será ‘comandado’ pela Universidade de Leeds, pelo Centro Académico de Dentisteria de Amesterdão e pela Universidade de Heidelberg. O objetivo é, através de dados de saúde europeus, trabalhar em conjunto com profissionais de medicina dentária e seguradoras de forma a identificar estratégias para a prevenção de problemas de saúde oral em cada um dos países europeus.
“A Organização Mundial de Saúde já disse que as doenças orais são as doenças crónicas mais comuns para o Homem. Queremos mudar isso”, refere Helen Whelton, Reitora da Universidade de Leeds e responsável pelo projeto .“A esperança é de que, através da avaliação da performance de profissionais de medicina dentária, consigamos implementar mudanças e encorajar uma mudança para práticas preventivas nos cuidados dentários.”
A iniciativa vai avaliar dados de saúde de um total de oito países como Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Irlanda e Países Baixos.
Ana Rita Costa

Sem comentários: