sexta-feira, 3 de julho de 2015

655. "Espaço Saúde" serve população de Mire de Tibães

Com o objetivo de proporcionar aos cidadãos o acesso a cuidados básicos e primários de saúde, com a disponibilização de diversos serviços, nasceu o projeto "Espaço Saúde", implementado pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães.
A intenção do projeto não consiste na substituição do centro de saúde, mas sim em oferecer uma opção complementar de proximidade à população, apostando na elevada competência dos profissionais que ali prestam serviço.
"Nós avaliamos as necessidades no meio onde as pessoas estão inseridas. Por vezes, o simples facto das pessoas entrarem no Centro de Saúde dificulta a expressão, porque nem sempre verbalizam as necessidades que sentem e às vezes os valores são um bocadinho alterados. Sabemos que frequentemente algumas pessoas alteram, por exemplo, o valor da tensão arterial. De acordo com o perfil de saúde da região Norte tivemos a analisar fatores relacionados com o excesso de peso, consumo de tabaco, consumo de álcool, regime alimentar e regime medicamentoso", explicou Adriana Barbosa, licenciada em enfermagem e mentora do projecto.
Em paralelo com o trabalho desenvolvido junto da população adulta, o "Espaço Saúde" também trabalha junto das crianças. "Na parte do Jardim de Infância tem corrido muito bem. As crianças aceitam muito bem o programa que neste momento está vocacionado para a saúde oral. Estamos a ensinar como deve ser a lavagem dos dentes, quais os benefícios da lavagem correta, quais o alimentos que fazem bem aos dentes, quais fazem mal, etc. Trata-se de uma componente bastante lúdica e interativa de forma a conseguirmos transmitir a mensagem", disse Adriana Barbosa.
José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, explica que o projeto "tem como objetivo o aperfeiçoamento continuado e a identificação das valências que podem ser integradas na iniciativa com o contacto da população".
Numa primeira fase, os profissionais envolvidos no “Espaço Saúde” procedem a uma avaliação dos pacientes que ditará a sua continuidade ou não deste serviço, dependendo da adesão da população.

1 comentário:

Ana P disse...

Muito interessante. Boa iniciativa.
Cumprimentos. Farmácia Serviços Faro