domingo, 21 de abril de 2013

614. Facturação dos dentistas diminuiu cerca de 40 por cento em 2012

A facturação dos consultórios de medicina dentária diminuiu cerca de 40 por cento, em 2012, em resultado da crise que leva as pessoas a não gastar na prevenção, revelou o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, avança a agência Lusa. “A crise afecta, e de que maneira, os consultórios de medicina dentária”, disse Orlando Monteiro da Silva à Lusa, à margem das cerimónias do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinalou esta quarta-feira.
O bastonário disse que a facturação dos 5.000 a 6.000 consultórios de medicina dentária diminuiu entre 30 a 40 por cento, no ano passado, em relação a 2011. Esta diminuição, adiantou, deve-se à crise e ao facto de as pessoas “adiarem, sempre que podem, a ida ao dentista, a menos que seja para tratar a dor e o desconforto evidentes”. Para Orlando Monteiro da Silva, as consequências deste afastamento dos consultórios pode traduzir-se numa inversão dos resultados optimistas em termos de saúde oral, que se têm registado em Portugal.
“Em tempos de austeridade, a crise afecta a saúde e, nomeadamente, a saúde oral”, lamentou.
* * *
A equidade entre a prestação de serviços de medicina dentária entre o público e o privado, a criação do Boletim Individual de Saúde Oral, a reformulação completa dos programas de prevenção, a fixação de tabelas de preços máximos pelos tratamentos dentários e a mobilidade geográfica dos médicos dentistas são propostas já feitas há vários anos que podem inverter a situação calamitosa da medicina oral em Portugal.
Os problemas de saúde oral em Portugal não têm nada a haver com a crise económica; todos os problemas existentes na medicina dentária devem-se à mentalidade conservadora e interesses instalados no sector, que impedem a adopção de novas estratégias que coloquem a saúde oral ao alcance de todos, mantendo-se restrita aos interesses cooperativistas e monopolistas, visando apenas o lucro.

Sem comentários: