quarta-feira, 25 de abril de 2012

574. Estudo diz que excesso de radiografias dentárias aumenta probabilidade de tumores cerebrais

As pessoas que fazem regularmente radiografias aos dentes têm mais tendência a sofrer de tumores no cérebro, mostra um estudo de investigadores americanos publicado hoje na revista americana Cancer que aconselha a evitar fazer aqueles exames anualmente, informa a agência France Press (AFP).
O estudo, que é publicado na revista editada pela American Cancer Society, foi conduzido por Elizabeth Claus, da Universidade de Yale, e tem como base dados recolhidos junto de 1433 doentes americanos com idades entre os 20 e 79 anos a quem foram diagnosticados tumores no cérebro de tipo meningioma, que é geralmente benigno.
Os doentes que tinham feito um exame radiográfico aos dentes, tendo assim estado sujeitos a raios x, tinham 1,4 a 3 vezes mais probabilidade de desenvolver um meningioma, continua o estudo. As taxas de prevalência dependiam do tipo de exame dentário feito, os raios-x podem ser usados de diferentes forças, e da idade dos pacientes.
O meningioma é um tumor que se forma na membrana que envolve o cérebro. Na maior parte das vezes, estes tumores são benignos mas desenvolvem-se rapidamente, podendo provocar incapacidades e induzir riscos mortais em certas condições.
As pessoas que fazem radiografias dentárias estão hoje expostas a menos radiações do que no passado, refere a AFP, mas, ainda assim, este estudo vem alertar dentistas e doentes a repensarem as razões que os levam a fazer radiografias, refere Elizabeth Claus.
“O estudo oferece uma oportunidade para se estar vigilante em matéria de uso de raios-x para os dentes que, tal como outros factores de riscos, pode ser atenuado”, declarou a investigadora.
Refira-se que a Associação Dentária Americana (American Dental Society) recomenda que seja feito um exame dentário às crianças, todos os anos, ou uma vez em cada dois anos; aos adolescentes sugere-se que seja feito a cada 18 meses ou três anos; e nos adultos a cada dois a três anos.

Sem comentários: