terça-feira, 20 de março de 2012

570. Especialidades Odontológicas

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO – MAXILO – FACIAL: Especialidade que tem como objectivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismos, lesões e anomalias do aparelho mastigatório e anexos.
DENTÍSTICA: É uma especialidade odontológica que se ocupa da prevenção e do tratamento das doenças e defeitos que afectam os dentes naturais. É a parte da Odontologia que cuida das restaurações dentárias.
DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIAL: A especialidade pretende estimular pesquisas e estudos científicos para compreender melhor o diagnóstico e o tratamento das dores e desordens orofaciais.
ENDODONTIA: Especialidade da Odontologia que trata dos procedimentos terapêuticos dos condutos radiculares. É o tratamento de canal.
ESTOMATOLOGIA: É a especialidade da Odontologia que estuda a boca e suas doenças.
IMAGINOLOGIA DENTO-MAXILO-FACIAL: É o nome hoje dado à Radiologia dentária. Trata-se de tomadas radiográficas no consultório dentário. Existem vários tipos de radiografias da qual o radiologista pode lançar mão na Odontologia. As mais comuns são a periapical, a interproximal e a panorâmica.
IMPLANTODONTIA: É a área da Odontologia que trata dos implantes dentais. É um novo campo da Odontologia que envolve a reconstrução de dentes perdidos e suas estruturas de suporte.
ODONTOGERIATRIA: Parte da Odontologia que cuida da saúde bucal das pessoas idosas. É uma especialidade recente, mas que veio para ficar, pois, com o aumento da vida média das pessoas, juntamente com os aspectos preventivos que vêm sendo usados, cada vez mais pessoas da terceira idade estão necessitando de cuidados odontológicos.
ODONTOLOGIA DO TRABALHO: A Odontologia do Trabalho busca a prevenção da saúde bucal do trabalhador, uma vez que muitas doenças ocupacionais comprometem a saúde bucal individual e colectiva dos trabalhadores, demandando abordagens especiais sobre o ambiente de produção, com o diagnóstico e a redução de riscos.
ODONTOLOGIA LEGAL: É a especialidade que tem por objectivo a pesquisa de fenómenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ser atingido pelo homem, vivo ou morto.
ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: Tem como objectivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam complexidades no seu sistema biológico, psicológico e/ou social.
ODONTOPEDIATRIA: Especialidade que cuida do tratamento dos dentes da criança. Dá muita ênfase aos cuidados preventivos, e nada melhor que a prevenção nesta época, para as crianças crescerem sem cárie e com uma boca saudável.
ORTODONTIA: É a especialidade que trata da colocação de aparelhos. Trata dos desvios das anomalias dento-faciais, proporcionando melhor aparência, maior conforto e saúde oral ao indivíduo.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES: É a especialidade que deve diagnosticar, prevenir, controlar e tratar os problemas de crescimento e desenvolvimento que afectam os arcos dentários e suas bases.
PATOLOGIA BUCAL: Parte da Medicina que estuda as origens, sintomas e natureza das doenças bucais.
PERIODONTIA: É um dos ramos da Odontologia e constitui o estudo, prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos que envolvem os dentes. Está relacionado com o tratamento das gengivas.
PRÓTESE DENTAL: Especialidade que cuida da substituição dos elementos dentários, através de coroas, pontes fixas, próteses parciais e totais.
PRÓTESE BUCO-MAXILO-FACIAL: Especialidade da Odontologia que restaura os dentes, maxilares e face.
SAÚDE COLETIVA: Objectiva possibilitar às populações, sobretudo carentes, uma cobertura odontológica de prevenção e cura das doenças da boca e dos dentes, através de programas sociais.
Portal Arcos

1 comentário:

Mariana disse...

Acho que se necessitam mais profissionais na especialidade de odontogeriatria, porque as pessoas mais velhas precisam de mais tratamentos médicos.