segunda-feira, 5 de setembro de 2011

545. AÇORES: PSD defende consultas de estomatologia no Centro de Saúde da Horta

O PSD/Açores defendeu hoje a abertura de consultas da especialidade de estomatologia no centro de saúde da Horta, alegando que o investimento é “autossustentável” e permite resolver uma “lacuna importante” na prestação de cuidados primários de saúde no Faial.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas Costa Pereira e Luís Garcia salientaram que o centro de saúde da Horta “é das poucas unidades de saúde da Região que não possui consultas da especialidade de estomatologia”. Os parlamentares do PSD/Açores referiram que esta é uma reivindicação “várias vezes expressa” pelos responsáveis do centro de saúde da Horta, sublinhando que “não tem tido da tutela governamental o necessário acolhimento financeiro que viabilize a criação de condições físicas para o seu funcionamento e a contratação de recursos humanos que a viabilizem”.
No requerimento, os deputados social-democratas questionaram o governo regional no sentido de saber se o executivo “está ou não disponível para acolher favoravelmente esta proposta do centro de saúde da Horta”.
Correio do Norte
* * *
A pergunta é devolvida ao PSD Nacional que agora está no governo: está ou não disposto a abrir consultas de estomatologia em todos os centros de saúde do país?
O Saúde Oral não se esquece facilmente das promessas dos políticos. Em 2004, o Ministro Luís Filipe Pereira prometeu duas consultas gratuitas de medicina dentária para todos os cidadãos até aos 18 anos (ver notícia neste link e também neste link). Veremos se se tratou de uma simples promessa; tem agora a palavra o Ministro da Saúde Paulo Macedo.

Sem comentários: