“Vivemos na era digital, pelo que a nossa vida é feita cada vez mais no ciberespaço. Como tal, as redes sociais ocupam um lugar central no dia a dia da maioria das pessoas, empresas e organizações, uma vez que funcionam como um meio de comunicação com o mundo e como um veículo de transmissão de informação e conhecimento”.
O médico dentista António Faria, da Clínica Médica Jardim, referiu-se assim ao Facebook, quando lhe foi pedido um testemunho sobre a estratégia usada pela sua clínica relativamente à presença no mundo virtual. Há muitas outras opiniões que vale a pena ler nesta edição. De médicos dentistas a proprietários de clínicas ou diretores de marketing, quase todos acreditam numa premissa: impõem-se novos comportamentos e hábitos de consumo associados às gerações que nasceram na era da digitalização.
A geração Millennials (nascidos nas décadas de 80 e 90) e a geração Z (nativos digitais) valorizam os comentários online, comparam preços, apreciam a experiência em detrimento da propriedade, cresceram num ambiente de instabilidade e assistiram à queda de grandes instituições financeiras. Daí a importância de conteúdos credíveis e de valor. Sabemos que, muitas vezes, antes de uma visita à clínica ou loja físicas, as pessoas pesquisam o site e avaliam os conteúdos e comentários nas redes sociais.
Segundo nos confidenciou João Lemos Diogo, diretor de marketing do grupo OralMED Saúde, “em termos estratégicos, acreditamos que os potenciais pacientes desenvolvem percursos de pesquisa digital sobre a saúde oral ou sobre os dentistas e as marcas da dentária em particular antes de tomarem uma decisão. Na nossa perspetiva, existe um patient-journey eminentemente digital, e cada vez mais omnicanal, que pode ter diferentes causas e que se prolonga para além da fase de pós-tratamento. Conhecendo esse mapeamento de pesquisa e comportamento por parte dos pacientes, desenvolvemos ativamente conteúdos específicos para cada uma dessas etapas”.
Posto isto, uma boa estratégia para a gestão das redes sociais é de extrema importância para quem pretende vingar no futuro (e no presente!). E, sendo o Facebook (FB) uma das redes sociais mais usadas no mundo, a DentalPro decidiu elaborar um estudo exaustivo sobre a presença de clínicas dentárias nesta plataforma. Restringimos a nossa análise ao ano de 2020, principalmente por percebermos que a pandemia de Covid-19 deu uma nova importância ao digital, quer para as clínicas e empresas manterem contacto direto com pacientes e clientes, quer como local privilegiado de interações profissionais e comerciais.
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