sábado, 22 de dezembro de 2018

719. Saúde oral para crianças e jovens rídicula: apenas para 3 em cada 10 crianças



No total, 30,6% dos alunos abrangidos pelo PNSE foram alvo de intervenções na área de Higiene Corporal/Saúde Oral, tendo sido a região do Algarve que registou a percentagem mais elevada (36,6%).
No total, 61,6% das crianças que frequentavam Ensino Pré-Escolar e 50,6% das crianças que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico foram alvo de ações nesta área, destacando-se a região Norte onde 74,1% dos alunos do Pré-Escolar e 58,7% dos alunos do 1.º ciclo foram alvo de intervenções sobre Higiene Corporal/Saúde Oral.
Só 5,1% dos alunos dos alunos abrangidos pelo PNSE que frequentavam o Ensino Secundário foram alvo de ações nesta área, tendo esta percentagem sido inferior a 7,0% em qual quer região e particularmente baixa na região do Alentejo (0,4%).
* * *

O Conselho Nacional de Saúde, da qual faz parte a Ordem dos Médicos Dentistas (Orlando Monteiro da Silva), concluiu que, no ano letivo 2016/17, apenas 3 em cada 10 crianças e jovens foram abrangidos por ações de higiene corporal (???) e saúde oral; assim, 7 em cada 10 crianças foram excluídas daquelas ações.
Quando dezenas de milhões de euros de impostos dos portugueses são gastos anualmente para formar médicos dentistas, estomatologistas e higienistas orais, milhões de crianças e jovens portugueses não têm qualquer acesso à saúde oral.
Vergonhoso ? Ridículo? Bando de políticos corruptos?

Sem comentários: