sexta-feira, 23 de setembro de 2022

745. LUSO SMILE: Burla em clínicas dentárias passa por Tomar (1ª parte)




Amélia Martins, de Tomar, é uma das lesadas pelo encerramento súbito das clínicas dentárias Lusosmile. Como outras clientes, pagou na totalidade tratamentos dentários que nunca chegou a realizar.

A jornalista Sandra Felgueiras publicou uma reportagem na revista Sábado sobre este escândalo que passa também por Tomar, porque uma das clínicas tinha instalações na Corredoura.

A revista, citando os lesados, refere que as clínicas exigiam que os utentes contraíssem empréstimos. “Os contratos, feitos em tempo recorde, eram redigidos na própria clínica. que decidia com que bancos eram feitos esses mesmos empréstimos”, lê-se na reportagem. “Disseram-nos que só trabalhavam com crédito, preparavam tudo e só tínhamos que assinar. Eles recebiam o dinheiro e eu ficava a pagar ao banco durante 60 meses. 120 euros “, conta Manuel Martins, marido de Amélia.

A lesada foi abordada numa rua da cidade de Tomar para uma consulta de avaliação gratuita. Seguiu-se um orçamento de mais de 6 mil euros para tratar dos dentes e a imposição de um crédito como condição para se iniciarem os tratamentos, relata a repórter.

“Fizemos ali mesmo na clínica ele Tomar um crédito à Cetelem. Eu ainda perguntei se podia pagar as consultas, podia fazê-lo com dificuldade, evitando assim contrair um empréstimo, mas disseram-me logo que não era possível. Afinal, nem dinheiro nem tratamento”, lamenta Manuel Martins na reportagem que também foi emitida ontem na CMTV.

Este é apenas um de muitos casos de famílias desesperadas e endividadas com o encerramento inesperado das clínicas dentárias LusoSmile nas Caldas da Rainha (sede), Felgueiras, Tomar, Vila Real e Almada.

Os lesados estão a juntar-se e já há uma advogada contratada para os representar em tribunal.

Tomar na Rede